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Como incrementar seu currículo com técnicas de SEO




Não há dúvida de que o SEO se tornou um dos aspectos mais importantes do marketing online. Ter o SEO na composição do currículo também está em alta nos últimos tempos.


O uso de técnicas eficazes de SEO pode ajudá-lo a atingir o objetivo da visibilidade e melhorar seu resultado geral. Mas você sabe como pode incrementar o seu currículo com essas técnicas?


Muitas pessoas enviam seus currículos online para se cadastrar em empregos, mas ao enviar o currículo online você pode não perceber a importância das palavras-chave e como elas afetam a facilidade de encontrar conteúdo.


SEO (Search Engine Optimization) embutido nos currículos é o que os bots eletrônicos estão procurando, encontrando o que os recrutadores estão pedindo ou não.


Neste artigo você vai aprender e ver algumas dicas de como incrementar seu currículo com as técnicas de SEO, continue a leitura e confira!


O que é SEO?

SEO é o processo de otimização de um site para melhor visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa do Google.


Quando falamos de dicas de SEO para currículos, estamos falando de uma forma de organizar seu currículo para aparecer nos resultados de busca quando os recrutadores estiverem procurando por profissionais como você.


E usar essas estratégias no currículo tem sido muito importante nos últimos tempos em que tudo se faz de forma online. Veja abaixo a primeira dica que você pode utilizar.


Se valer das palavras chave

Pode ser pensado como uma forma de aumentar a visibilidade de um site e a quantidade de tráfego que ele recebe. A maneira mais eficaz de fazer isso é através do uso de palavras-chave.


Para fazer pesquisa de palavras-chave, você deve primeiro identificar seu mercado-alvo.


Isso pode ser feito por meio de vários métodos, incluindo ferramentas de pesquisa de palavras-chaves, relatórios do setor e blogs de pesquisa de palavras-chave.


Depois de identificar seu mercado-alvo, você deve encontrar as palavras-chave certas para o seu currículo.


Certos termos são repetidos em anúncios de emprego em determinados campos. Para determinar o conteúdo mais pesquisado em sua área, você pode visualizar vários anúncios e fazer uma lista.


É importante entender quais palavras são mais repetidas, o que as empresas normalmente consideram “requisitos de trabalho” e que tipo de experiência eles querem que os candidatos tenham.


Depois de identificar as palavras-chave que deseja segmentar, vá em frente e crie conteúdo otimizado. Isso significa que o conteúdo deve ser bem escrito, rico em palavras-chave e visualmente atraente.


De atenção a cargos pontuais ao seu interesse

Os empregadores contratam para trabalhos específicos. Portanto, é necessário garantir que o cargo ocupado e/ou objetivos de carreira indiquem o título da atividade pretendida.


Por isso, ao invés de evidenciar os nomes das empresas as quais trabalhou, você pode dar ênfase maior aos cargos que já ocupou.


Mas caso a função que você fez anteriormente não for muito chamativa aos olhos do recrutador, tente escrever uma frase curta e de impacto. Assim você sintetiza o trabalho que desempenhou e chama a atenção da nova empresa.


Acrescente os perfis das redes sociais

As páginas de mídia social são referências externas que você pode incluir em seu currículo. Em um perfil do LinkedIn, os recrutadores podem ver conexões, depoimentos, projetos e muitas outras informações profissionais.


Mas por exemplo, para quem procura um emprego na área de marketing, deve incluir links para todas as redes em seu currículo.


Isso inclui Twitter, Facebook, Instagram, etc. Assim, você passará a impressão de que é um profissional dedicado e com presença nas principais redes sociais.


Coloque hiperlinks de relevância para o recrutador

Na web, os hiperlinks melhoram as classificações dos mecanismos de pesquisa. Portanto, adicionar hiperlinks relevantes ao seu currículo poderá mostrar aos recrutadores que você é a melhor pessoa para preencher a vaga.


Ao montar o curso, forneça links para portfólios, artigos publicados (se disponíveis) e até vídeos.


Além disso, para profissionais que procuram emprego na área de TI, eles podem incluir links para aplicativos que ajudam na programação.


Faça a revisão do que foi escrito

Antes de enviar seu currículo, é importante reler tudo o que você escreveu e verificar a ortografia de todas as palavras – especialmente as palavras-chave.


Uma dica é pedir a outras pessoas que leiam a documentação e digam se é compreensível.


Isso porque, escrever sobre nós mesmos, pode nos fazer pensar que a mensagem é completamente clara, mas nem sempre a outra pessoa entende tudo do jeito que pensamos.


Lembre-se que o SEO é uma parte importante da estratégia de marketing de um site e agora mais do que nunca, também é do currículo do profissional que deseja ser bem posicionado no mercado de trabalho.


Ao usar a pesquisa de palavras-chave, criar conteúdo bem escrito e visualmente atraente e direcionar esse conteúdo para um público-alvo (no caso, os recrutadores), você pode aumentar a visibilidade do seu currículo e as chances de contratação.


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