Vinda de uma humilde família de judeus poloneses refugiados da guerra, Mariza Gottdank ascendeu de uma juventude em vulnerabilidade social para a se tornar a fundadora da Dank Idiomas, marca com metodologia de estudo de línguas própria e presente em diversas cidades brasileiras, assim como no Uruguai e Canadá. “Ao ficar viúva, minha mãe precisou nos sustentar. Vivemos momentos difíceis e, por isso, sempre recebíamos presentes de quem nos visitavam. Me recordo de um muito especial de meu tio que mudou minha vida: um curso de inglês. Com a coragem de minha mãe e boas amizades, pudemos superar a crise”.
Após seu processo de evolução profissional que passou de estudante de publicidade à apaixonada pela pedagogia, Mariza desenvolveu um método eficaz e inovador para o aprendizado de idiomas voltado a pequenos empreendedores e professores. “Foi tentando aprender a dirigir que percebi: ao entrar no carro para a aula, um enorme espaço branco aparecia e eu não sabia o que fazer… 3 espelhinhos para olhar então, nem pensar! Foi aí que percebi que a dificuldade que tinha para dirigir era a mesma que meus alunos tinham para falar um idioma. A participação do instrutor era fundamental para o meu resultado e, quanto mais ficava à vontade, mais aprendia. Assim surgiu o método da Dank Idiomas, onde cada aluno é único e aprende em seu ritmo, com confiança, motivação e trabalho mútuo de aluno e professor”.
Dank Idiomas é sem dúvidas um modelo de negócios de sucesso. “Mesmo antes da pandemia, já projetávamos um cenário de mais home office para gerar menos despesas. Pensamos em um formato de baixo investimento e retorno rápido onde as pessoas pudessem ter uma franquia de fácil implementação e administração. Criei o conceito de escola móvel oferecendo tudo o que um profissional precisa para trabalhar e coloquei em uma mala personalizada. O pequeno empresário conta não só com toda a estrutura de uma escola de maneira portátil, como também método eficaz e suporte para conduzir seu negócio sem necessidade de um ponto comercial”. Como em alguns mercados, Mariza notou que o digital é a nova potência e, por isso, foi preciso readaptação constante, mesmo já atuando com o modelo móvel há muito mais tempo. “A demanda por aulas online foi grande no começo da pandemia. Foi o momento que mais vendemos franquias também. Ao mesmo tempo, temos grandes escolas com muito mais tempo de atuação que também migraram para esse modelo, aumentando a concorrência. Resolvemos então inovar e buscar diferenciais. Preparei 4 livros voltados às áreas de hotelaria, direito, comércio e viagens em geral”. “É incrível a sensação de saber que um aluno alcançou seus objetivos profissionais como conquistar um emprego graças as aulas ou quando vai se soltando e ganhando fluência. Sempre que treinamos um franqueado, enfatizamos que o professor é o coração da escola e que precisamos ser empáticos com a dificuldade de cada um. Ao longo dos anos, levei todo o meu conhecimento e investimento para me tornar empresária na área de idiomas, mas gostaria mesmo de ser lembrada com uma professora que dedicou carinho e atenção aos seus alunos em cada aula”.
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